Sociedade União Musical Alenquerense

  • Full Screen
  • Wide Screen
  • Narrow Screen
  • Increase font size
  • Default font size
  • Decrease font size
  • Livro
  • 1 Dezembro 2016

Nelson Jesus


Nelson Jesus é natural de Azambuja. Iniciou os estudos no seio das bandas filarmónicas sob a orientação de Januário Ventura e José Gomes Pereira. Prossegue estudos de saxofone nos Conservatórios de Caldas da Rainha, Academia de Música Costa Cabral, Conservatório de Música do Porto, Escola Superior de Música do Porto e Escola Superior de Música de Lisboa com os professores Mário Marques, Hugo Gaito, Fernando Ramos, Henk van Twillert, Francisco Ferreira e José Massarrão.

Frequentou cursos de saxofone com João Figueiredo, Francisco Ferreira, Quarteto de Saxofones do Porto, Hugo Gaito, Mário Marques, Fernando Ramos, Henk van Twillert, Philipe Davids, Perico Sambeat, António Belijar, Arno Bornkamp, Mário Marzi, Nicholas Prost, Claude Delangle Jean-Yves Fourmeau e James Houlik.

Foi premiado com o 3º prémio da categoria júnior no 1º Concurso Internacional de Saxofone de Palmela em 2005, menção honrosa no Concurso de Interpretação de Caldas da Rainha Mus&Caldas 2005 e 2006, 1º prémio do Concurso Interno do Conservatório de Música do Porto, nível A, edição de 2007, 1º prémio do 3º Concurso de Música Anatólio Falé, Cidade de Lagos.

Ainda como saxofonista foi membro fundador do ensemble Vento do Norte, Banda Sinfónica Portuguesa e tocou a solo com a Orquestra Nacional do Porto. Foi professor da classe de saxofone na Academia de Música de Alcobaça e no Conservatório Regional Silva Marques em Alhandra. No campo da direcção frequentou cursos com os maestros António Saiote, Jan Cober, Douglas Bostock, Eugene Corporone, Rafael Agulló, Pascual Vilaplana e Jean-Sébastien Béreau.

Foi maestro da Banda Juvenil de Melres (2006-2010) e Banda de Música de Carregosa (2011-2015).

Estudou análise e técnicas de composição com Fernando C. Lapa e João-Heitor Rigaud no Conservatório de Música do Porto e particularmente com o compositor Fernando Altube.

Foi vencedor do 1º Prémio de Composição para Banda Sinfónica Ibermúsicas, México, Oaxaca-2014; 2º Prémio IV Concurso Nacional de Composição Banda Sinfónica Portuguesa 2016; 1º Prémio Concurso Composição Orquestra de Sopros INATEL-Banda do Exército 2016.

Actualmente é saxofonista na Banda Sinfónica da GNR, compositor residente na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.

Frequenta o 3º ano da Licenciatura em Música - Saxofone, na Escola Superior de Música de Lisboa com o Prof. José Massarrão e o 1º ano da Licenciatura em Composição com o professor Sérgio Azevedo.

É director artístico e maestro da Sociedade União Musical de Alenquerense desde Fevereiro de 2017.

Voce Esta: Quem Somos Maestro